Giuliano Aita
Conclui o ensino médio no Instituto Dom Barreto e graduei-me em Medicina na Universidade Federal do Piauí, em 1999, quando tive a honra de ser o orador da turma.
Em 2005, conclui as residências médicas de Cirurgia Geral e Urologia no Instituto de Assistência Médica do Servidor Público Estadual de São Paulo-SP (IAMSPE-SP).
Foi neste mesmo ano que retornei ao Piauí para exercer a Urologia, após ter recebido o título de especialista na especialidade, emitido pela Associação Médica Brasileira.Já em 2005 e a partir de então, realizamos as primeiras cirurgias uro-oncológicas por videolaparoscopia e muito contribui para a difusão das técnicas minimamente invasivas no tratamento dos cálculos urinários no estado do Piauí.
Em 2007, inspirado no modelo de atendimento e estrutura de alto padrão existente em São Paulo e em centros de excelência no exterior, inaugurei a Clínica Uroclin, com o objetivo de proporcionar um atendimento de alta qualidade às pessoas com problemas ou queixas relacionadas ao aparelho geniturinário.
No ano de 2012, Teresina sediou o Congresso Norte Nordeste de Urologia, evento presidido por mim e que contou com a presença do Prof. Clement-Claude Abbou, de Paris/França, e de chefes dos maiores serviços de Urologia do país, dentre eles o Prof. Dr. Miguel Srougi, professor titular do Serviço de Urologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e do Prof. Gustavo Guimarães, na época chefe do Núcleo de Urologia do AC Camargo Cancer Center-SP.
Em 2014, fui agraciado com o título de cidadão piauiense pela Assembleia Legislativa do Estado do Piauí. Neste mesmo ano, recebi o título de Mestre em Ciências, pelo AC Camargo Cancer Center-SP, com um estudo sobre neoplasia de pênis que foi apresentado no Congresso da Societe Internationale d'Urologie, realizado em Glasgow, Escócia e posteriormente no Congresso da Associação Americana de Urologia (AUA) de 2016 em San Diego, Califórnia, Estados Unidos.
Ainda em 2016, o pioneirismo e a contribuição dada ao desenvolvimento da cirurgia minimamente invasiva no estado do Piauí me renderam a homenagem com a maior comenda da Associação Médica Brasileira seccional Piauí, a medalha do Mérito São Lucas.
Desde 2015, tenho concentrado a minha atuação urológica na área de Andrologia e Medicina Sexual masculina. Como reconhecimento disto, no biênio 2016-2018, integrei o grupo de especialistas do Departamento de Andrologia da Sociedade Brasileira de Urologia e participei de vários projetos nesta área, incluindo o guia de recomendações para o diagnóstico de tratamento do Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino. Nos dois anos seguintes (2018-2020), assumi a coordenação deste mesmo Departamento, do qual ainda faço parte.
No ano de 2019, como parte integrante do meu projeto de Doutorado, cumpri período como observership no Moffitt Cancer Center, em Tampa, Flórida, Estados Unidos, sob a tutoria do Dr. Philliphe Spiess.
Participo ativamente como conferencista nos principais eventos urológicos nacionais e internacionais, além de ocupar posições de destaque em agremiações médicas relacionadas à Andrologia (Associação Brasileira de Estudos em Medicina e Saúde Sexual (ABEMSS) e International Society for Sexual Medicine). Sou também professor de Urologia e coordenador de pesquisa do curso de Medicina da UniFacid.
Em 2022, recebi o título de Doutor em Ciências após a defesa de minha tese de Doutorado no AC Camargo Cancer Center-SP.