Implante Peniano
A prótese peniana foi desenvolvida na década de 70 como um tratamento definitivo para a disfunção erétil. Desde então, esses dispositivos sofreram grandes modificações e incorporaram importantes avanços científicos e tecnológicos, melhorando a segurança, a longevidade e os resultados cirúrgicos.
A cirurgia de implante peniano é o tratamento de escolha para os homens com disfunção erétil refratária ao tratamento conservador com medicamentos ou que desejam uma solução definitiva para o problema.
Na nossa experiência de consultório, que é coincidente com diversas pesquisas sobre o tema, os índices de satisfação dos pacientes operados e de sua parceria são superiores a 90%.
A abordagem cirúrgica pode ser feita por via penoscrotal ou incisando-se a região pubiana. As queixas e insatisfações mais frequentes com as próteses penianas estão relacionadas a questões técnicas ou a intercorrências cirúrgicas.
Há dois tipos principais de implantes penianos, o tipo maleável (ou semirrígido) e o inflável (de dois ou três volumes). As próteses infláveis estão associadas a um melhor aspecto cosmético final do pênis no seu estado de flacidez e de ereção, uma vez que a transferência de líquidos que ocorre com o acionamento do dispositivo possibilita uma expansão do comprimento e da espessura do pênis. Os implantes maleáveis mantêm o pênis em um único estado e representam uma alternativa de excelente custo-benefício.
A colocação da prótese é feita em ambiente hospitalar. Exige-se um dia de permanência, em média, e após 30 dias de uma boa evolução pós-operatória os pacientes estão liberados a usá-la.
O aconselhamento ao paciente antes do implante de prótese tem um papel fundamental. Deve-se ter atenção particular às expectativas sobre o tamanho do pênis e a naturalidade da ereção após a cirurgia, que muitas vezes são fontes de insatisfação.
O aconselhamento pré-operatório adequado é tão crucial quanto realizar uma cirurgia de qualidade e, às vezes, mais desafiador. O implantador deve fazer o máximo esforço para esclarecer todas as dúvidas do paciente e fornecer as informações e respostas necessárias para atender corretamente às suas expectativas com a cirurgia.